domingo, 31 de maio de 2015

Alquimia Transpessoal


Quantas vezes não nos deparamos com dificuldades e situações inusitadas no decorrer da vida. Alguns momentos são tão complicados, que por vezes nos entregamos a ansiedade, permitindo que a depressão e a tristeza invadam nossas vidas. Como se tivéssemos presos a uma fase que parece não ter fim, impedindo que os acontecimento que tanto sonhamos e projetamos não venham a ocorrer como desejaríamos.
Sentimo-nos indignados, e até certo ponto com razão, porque o casamento de tão sonhado não mais acontecerá, aquela casa maravilhosa terá que esperar, o emprego tão esperado não deu certo. Realmente, você tem um motivo ou vários para sentir-se triste, ansioso e até revoltado consigo, deus ou a sociedade? Afinal, você se dedicou tanto ao seu sonho, criou tantas expectativas, e o que foi que deu errado? Você chegou até a fazer promessas para algum Santo e nada.
Muito bem, inúmeras pessoas aprenderam na infância que quanto mais se reza, mais o diabo aparece. Essa ideia corrente cria a dualidade na mente objetiva (consciente) e subjetiva (inconsciente), fazendo com que pensamentos errôneos brotem em momentos inadequados, criando a distração em uma prova do vestibular, no momento de prestar um concurso, de falar em público ou ainda nos relacionamento, enviando-lhe um perfil de descontraído e inseguro, o que poderá por um belo relacionamento a perder-se. Como resolver este problema? Ou seja, como livrar-se de um conceito tão arraigado a própria formação do ego, já que todos passamos em alguma fase da vida, por perdas devido a alguns instantes ou período de indecisão que, em alguns casos, se transforma em culpa, chegando a nos deixar, por anos com a expressão mau humorada, e ainda ressentidos com a vida, por não ter havido ninguém naquele determinado momento que nos orientasse.
Pois bem, a vida pertence somente a nós mesmos, e errar faz parte do acerto. Somos cientistas ou alquimistas, transmutando a tudo que tocamos e enxergamos através de nossa compreensão mais elaborada dos fatos, que nos cercam e determinam nossas vidas. Todo o ressentimento, mágoa ou dor deverá ficar no passado e serem vistas como matérias de estudo para nosso aprimoramento pessoal, espiritual e coletivo. Pois a cada momento em que você sorrir espontaneamente e transmitir naturalmente suas experiências de vida, estará evitando que outros passem pelas mesmas circunstâncias desagradáveis que um dia vivenciou. Seja o centro de luz, falando apenas coisas que acrescentem soluções a problemas já complicados e procure viver com intensidade sem temer ou desejar a morte, já que essa virá como forma de aprimoramento da alma de qualquer forma. Curta mais o seu momento presente, já e agora. Faça isso sorrindo, cantando, tocando o que houver e quem estiver à sua volta com ternura e afeto. E verá como surgirão novos amigos joviais e a vida se abrirá como uma flor de lótus em seu processo natural de existir e viver.

Elias Luiz Bispo IV


(Este texto foi revisado e atualizado segundo a Nova Norma Brasileira Gramatical e extraído da revista “Merc News ABC” de maio de 1997 sob título original de “Alquimia Mental”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário