domingo, 19 de abril de 2015

Saindo da Crise


 “Ouça quem tiver ouvidos, veja quem tiver olhos para ver”. Assim dizia o mestre Jesus há dois mil anos atrás, todas às vezes em que ia falar ao grande público ouvinte. Muitas interpretações nasceram desta forma de expressar-se de Cristo, mas com tantas interpretações a mais simples ficou renegada ao esquecimento.
Hoje em dia vemos as constantes quedas de valores tradicionais, e a implantação de novos valores em nossas sociedades. Alguns valores criados em épocas dominadas pelo feudalismo, e por ideologias absolutistas e equivocadas que só servirão de instrumento escravocrata, realmente tendem a desaparecer pela força do evolucionismo humano. Outras ideologias se conservam, porém servindo de mecanismos para algo melhor.
Estamos em marcha para um futuro de maiores transformações, maiores ainda do que a que já estamos vivendo. Todos os dias milhares de mentes pensantes em todo mundo, dedicam horas e energias para criarem mecanismo ou elementos que nos possibilitam uma melhor qualidade de vida.
Apesar dos esforços da humanidade em progredir, vemos um grande número de partidários do negativismo usufruindo dos confortos e comodidades que as descobertas cientificas nos proporcionam, dizendo que não há nada a fazer, pois segundo eles, esse mundo está perdido, só resta esperar o “armagedom”.
Poderia exclamar como Cristo: “Hipócritas”! Será que não veem que a água que lhes mata a sede vem até suas casas graças a ciência do homem e não há necessidade de abandonar nossas cidades por medo de epidemias, pois estas são prevenidas com vacinas. Será que a idiotice toma conta destes espíritos tacanhos e sem a menor visão, porque não sabem abrir os olhos para ver o que de bom vem sendo criado para melhorar a vida? E desta forma, eles cruzam os braços dizendo: “Está tudo perdido, estamos chegando ao fim (sem a menor percepção de causa e efeito da realidade): só nos resta orar”. Sim, devemos orar para nossa tranquilidade mental e espiritual, mas não devemos nos esquecer de trabalhar com fé, com otimismo e com dedicação. E nos momentos de crise com muita criatividade para não sucumbimos.
A vida é feita de movimento e harmonia.
Sabemos que ela é assim porque a harmonia é uma lei cósmica de vida. Nada pode existir e funcionar bem se estiver desarmônico consigo mesmo.
“Vejam quem tiver olhos para ver e escutem quem tiver ouvidos para escutar”.
É plantando que se colhe, cumprimentando que se é cumprimentado, trabalhando que se tira o sustento para a vida e respeitando que se é respeitado.


Elias Luiz Bispo IV


(Este texto foi revisado e atualizado segundo a Nova Norma Brasileira Gramatical e extraído do jornal “Na Hora” de Fernandópolis - SP - de 23 de março de 1991).

Nenhum comentário:

Postar um comentário