sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O Simbolismo do Fogo Sagrado


O fogo é um grande símbolo místico de elevação, purificação, conhecimento e poder, é energia manifesta simbolizando a luz primordial ou divinal.

Para as antigas civilizações, o fogo era símbolo do deus solar, fonte de vida e calor. Era também o símbolo da alma ou fagulha divina. Em nossos dias, ainda utilizamos este simbolismo: acendemos velas para simbolizar a alma imortal do homem comum ou dos santos, oferecemos o fogo dos incensos para as mais diversas divindades, desde fadas e orixás a antepassados.

Como símbolo da chama primordial, representa a vida e a morte, o inicio e o fim de todas as coisas e é energia vitalizadora e a chama consumidora a transformar matéria e espírito; é também a chama das paixões a queimar e purificar a alma.

Oniricamente representa novos acontecimentos que podem surgir a qualquer momento trazendo novas emoções. Aproveite este período que está sendo regido pelo arcanjo São Miguel, para crescer e amar.

Elias Luiz Bispo IV

(Texto originalmente lançado no livro "Tarô Símbolos do Inconsciente" pelo selo Madras em 1993, corrigido e adaptado para meu novo livro "Os Sonhos e seus Segredos" que está em fase final de edição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário